05 outubro 2008

Boninal elege primeiro prefeito da oposição em 45 anos

Eudes PaivaEudes Paiva, candidato do PT em Boninal, venceu as eleições neste 05 de outubro. Além do PT, todos os partidos do campo democrático de Boninal o apoiaram. A coligação vitoriosa, integrada pelo PMDB, PSB e PCdoB, também contou com o apoio do PMN. Após a totalização verificou-se uma vantagem de 841 votos. O candidato do Partido dos Trabalhadores obteve 3.558 votos contra 2.717 da candidata derrotada do DEM, Rísia, esposa do ex-prefeito Ezequiel, que não se candidatou por estar inelegível devido as suas contas do exercício de 2004 terem sido rejeitadas.

O vice-prefeito eleito, Juca, é do PMDB. A ampla frente de esquerda ainda conquistou 04 cadeiras na Câmara de Vereadores: Gileno ( reeleito pelo PT), Etenalva (PT), Florisvaldo (PT) e Waldice (PSB).

A campanha foi modesta, porém abrilhantada pela garra da militância, que na última semana travou uma verdadeira batalha contra a compra de votos. Durante as reuniões o candidato vitorioso preferiu apresentar propostas para a reconstrução de Boninal, evitando ataques diretos aos adversários.

A inacreditável mobilização popular transformou-se em uma grande força, para vencer as eleições naquele município da Chapada Diamantina, onde em mais de 40 anos não havia alternância de poder.

A candidatura derrotada foi uma surpresa que chocou a população. Especulava-se que o candidato viria mesmo do DEM, na figura do ex-prefeito Ezequiel ou do prefeito atual, Aurélio - desde outubro de 2007 no PR -, e que tentaria a reeleição, porém e Ezequiel (DEM), inelegível, por ter contas rejeitadas, não conseguiu uma liminar a tempo de possibilitar o registro da sua candidatura e impôs o nome da sua esposa. Mesmo com a indicação de um candidato a vice do PR, o fato repercutiu negativamente e imediatamente começou a debandada, com Eudes recebendo apoios de expressivas lideranças descontentes com a imposição do DEM, continuando até a reta final com apoios dos vereadores Edno (PR) e Mazinho, também do PR, culminando com a presença em palanque do atual vice-prefeito Wilson Cunha.

Eudes Paiva desempanha o mandato de vereador pelo PT, partido onde exerce atividades como militante e dirigente nos níveis municipal, regional e estadual. Atualmente é Secretário de Formação Política em Boninal. Tendo sido um dos Coordenadores do PT na Chapada Diamantina, Regional do PT com 31 municípios. Também foi membro do Conselho Fiscal da Direção Estadual no período de 2006 a 2008.

Dentre os desafios da nova administração, está o de tornar o município adimplente com a Previdência Social e renegociar a dívida acumulada em 12 anos. Outro ponto serão as ações para geração de emprego e renda, eliminando, gradativamente, o velho hábito do empreguismo no serviço público do município.

Diretrizes para o Programa de Governo
As propostas foram apresentadas em seis eixos recomendados pela Direção Nacional do PT, a saber:
1 - Participação Cidadã e Controle Social: por uma cultura democrática e transformadora na vida pública;
2. Desenvolvimento Local Sustentável como fator de geração de trabalho e renda e promoção da igualdade social;
3. Políticas Sociais e de Garantia de Direitos;
4. Gestão Ética, Democrática e Transparente;
5. Gestão Democrática do Território;
6. Afirmação dos direitos: raça, gênero e orientação sexual.

Desafios
SAÚDE
SAÚDE DA FAMÍLIA
Criar unidades anexas. Medicamentos básicos também nas unidades rurais.

HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO
Programa de capacitação dos profissionais da área para atender bem as pessoas.

FARMÁCIA BÁSICA
Colocar as farmácias para funcionar de forma que não faltem medicamentos.

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
Ampliar a realização de exames no laboratório municipal.

TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO - TFD
Implantar o tratamento fora do domicílio, sem precisar ficar devendo favor.

ATENÇÃO HOSPITALAR E AMBULATORIAL
Credenciamento (SESAB/MS), incluindo pediatria, ginecologia e cardiologia.

POSTOS DE SAÚDE E O HOSPITAL MARCUS ALLAN
Ampliar e equipar os existentes. Construir novas Unidades e reequipar o Hospital.

EDUCAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
Implantação de cursos gratuitos em parceria com o MEC e a SEC.

ENSINO MÉDIO – (1ª à 3ª série do antigo 2º grau)
Parceria com o Estado, com a criação de extensões do Colégio Estadual Ruy Barbosa.

ENSINO FUNDAMENTAL – (1ª à 5ª série do antigo 1º grau)
Melhoria da qualidade do ensino, da merenda e transporte.

PIMEIROS PASSOS
Assistir as famílias de modo a dar acesso as seus filhos desde a primeira infância até o início do ensino fundamental, com pré-escola.

AGRICULTURA
Fomentar a mecanização e irrigação, implantando projetos como o de carrapicho, promovendo a titulação de terras, com vistas à fixação do homem no campo.

Outros desafios
Transparência nas Contas Públicas

Incentivo à preservação do meio-ambiente

Ampliar a Assistência Social, integrando-a aos programas dos Governos Federal e Estadual, a exemplo do Bolsa Família e CRAS

Renegociar a dívida com o INSS, que impede a ações dos governos Wagner e Lula em obras como calçamento, praças, melhorias sanitárias, habitação, postos de saúde, barragens, sistemas de abastecimento e maximização do PRONAF

Cultura, incentivar às potencialidades locais em todas as áreas, resgatando a tradição com o retorno da participação popular.

Nenhum comentário: