04 setembro 2009

Profissionais terão aulas de inglês e espanhol para Copa 2014

A fase piloto do Programa Olá Turista!, do Ministério do Turismo, que será executado pela Fundação Roberto Marinho, vai capacitar 250 profissionais em Salvador. A iniciativa, que prevê aulas de inglês e espanhol online, foi apresentada à imprensa, no Rio de Janeiro, pelo ministro Luiz Barreto. Durante a solenidade, o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, representou o governador Jaques Wagner.

Segundo Barreto, a idéia do governo é capacitar 300 mil pessoas nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Amazonas até 2014. “Já no final de 2010, mais de 80 mil pessoas já terão concluído a capacitação", prevê.

Em Salvador, o programa será voltado a profissionais que atuam em bares, restaurantes, hotéis, pousadas e museus. A partir do próximo ano, o Olá Turista! Será estendido para os municípios de Maraú, Porto Seguro, Mata de São João e Lençóis.

O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, destacou os investimentos que o governo estadual tem feito em capacitação profissional e lembrou que a melhoria da qualidade dos serviços é um dos eixos que compõem a estratégia de Turismo da Bahia, chamada Terceiro Salto. "No período 2008-2010 estamos investindo R$ 15 milhões e esperamos capacitar mais de 20 mil profissionais em todo o Estado", conta.

As inscrições para o piloto já foram fechadas, mas a partir de 1º de setembro as entidades interessadas devem se cadastrar no site do projeto (http://www.olaturista.org.br) para o preenchimento das vagas de 2010.

Vale lembrar que para participar dos cursos é preciso fazer parte de uma entidade ligada ao turismo. Podem participar pessoas com mais de 18 anos, alfabetizadas, preferencialmente com o ensino fundamental concluído e/ou microempresários autônomos, que exerçam atividades ligadas direta ou indiretamente ao turismo.

Nenhum comentário: