13 agosto 2010

Tucano desaba no Datafolha

Pela primeira vez na pesquisa Datafolha, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de São Paulo, Dilma lidera com 41% das intenções de voto e José Serra cai para 33%.

Os votos brancos ou nulos somaram 5%, enquanto 9% dos entrevistados disseram não saber em quem irão votar. Os demais candidatos à Presidência da República não chegaram a pontuar. Na pesquisa anterior, aplicada entre os dias 20 e 23 de julho, Dilma e Serra apresentaram um empate técnico, com 36% e 37%, respectivamente.

Em apenas 23 dias, Dilma deu uma guinada espetacular e, de acordo com o DataFolha, colocou oito pontos sobre José Serra. Está agora com 41% contra 33% de José Serra às vésperas do programa eleitoral, que começa na próxima terça feira.

Isso demonstra que o eleitorado gostou do desempenho da candidata tanto no debate da Band quanto na entrevista concedida no Jornal Nacional. O JN acabou de apresentar os resultados na noite desta sexta feira.

Pesquisas também foram realizadas em vários Estados para aferir as campanhas aos governos. É a primeira vez que Dilma lidera no DataFolha. Marina está com 10% e os demais candidatos não ultrapassam 1%. Com margem de erro de 2%, numa simulação de segundo turno, Dilma tem 49% contra 41%.

Governo Lula – Os 10.856 entrevistados também avaliaram o governo Lula. Para 77%, a atual gestão é boa ou ótima; 18% consideram regular e 4% ruim ou péssima.

As entrevistas foram feitas em 382 municípios brasileiros entre os dias 9 e 12 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário: