22 setembro 2010

Povo de Boninal transforma carreata de Wagner em comício

O povo de Boninal, na Chapada Diamantina, transformou em comício o que seria a carreata de Wagner, Otto, Pinheiro e Lídice, na manhã desta quarta-feira (22). Cerca de quatro mil pessoas ocuparam as ruas e o local da concentração, a Praça Agenor Gonçalves, terminou sendo o pano de fundo, no qual a multidão aplaudiu e comemorou quando o governador se comprometeu com a pavimentação da BA-245, que liga Boninal a Mucugê.

Foi uma festa só. O povo nas ruas emocionou a todos da comitiva e o prefeito local, Eudes Paiva, do PT, explicou o motivo de tanta alegria: é a primeira vez que Boninal, "depois da libertação", encontra-se cara a cara com o governador Wagner e os integrantes da chapa majoritária da coligação "Pra Bahia Seguir em Frente".

"Em 2008, diz o prefeito, derrotamos o DEM e acabamos com 40 anos de dominação, que o povo não aguentava mais. Desde então estamos em festa, coroada agora com a presença do nosso governador e seus companheiros de chapa. O que estamos assistindo comprova o que eu digo". Com efeito, entre os milhares de manifestantes destacava-se um negro, grisalho, Jaime Cupertino, aposentado de 68 anos. Disse conhecer Lula e Wagner há muito tempo: "A gente sabe quem trabalha pelo pobre. Esses dois eu acompanho desde o início, desde a fundação do PT".

Destaque para os deputados Emiliano e Paulo Rangel. Emiliano esteve em Boninal e Seabra no domingo e Paulo Rangel, hoje. Ambos dão suporte ao prefeito petista Eudes Paiva na tarefa de reconstrução de um município que há quarenta anos não tinha alternância no poder.

Havia também outros políticos na multidão. O prefeito de Abaíra, João Hipólito, do PTB, orgulha-se de ser o primeiro gestor, não petista, a declarar apoio a Wagner na Chapada Diamantina. "O pessoal do meu partido já me ligou, insistindo em que eu vote em Edivaldo e César. Mas eu já disse que voto com os candidatos de Wagner, um governador que mantém com os prefeitos uma relação de respeito", declarou ele.

Ibitiara
A segunda carreata do dia ocorreu em Ibitiara, ao final da qual Otto Alencar, emocionado pediu para falar: "Eu me dirijo a vocês com a voz do coração, com a força da alma, quero que os que votam comigo elejam Pinheiro e Lídice para representar a Chapada e a Bahia no Senado".

O prefeito local, Nilton Menezes, do PR, apóia Wagner e participou da carreata ao lado do presidente do PT municipal, Dermeval Matos. "Eu já simpatizava com o trabalho que o governador vem fazendo na Bahia e acompanhei Otto quando ele deu apoio", declarou. Nas ruas de Ibitiara via-se faixas em se lia a mensagem de um município vizinho: "Novo Horizonte vota no time completo de Wagner".

Confira as fotos da carreata que virou comício no Flickr Oficial de Jaques Wagner

Um comentário:

Anônimo disse...

Espero que a promessa de pavimentar a BA-25 de Boninal a Mucugê seja cumprida, pois até o momento não há sinal de início das obras.