31 outubro 2010

Marina Silva diz que não votará nulo e o central é “manter as conquistas”

Marina Silva deu entrevista para Revista IstoÉ (1ª folha abaixo), afirmou que pretende não votar nulo; que “muita gente no PV vota em Dilma”; e seu voto será consciente e responsável em apontar no sentido de “manter conquistas”. Pra mim fica (já era) claro que Marina Silva vota em Dilma e já desde o fim do 1º turno faz o possível (que não comprometa sua estratégia política) para apoiar a candidatura do PT.

Marina vota em Dilma, mas voto é secreto!
Marina Silva se forjou no Partido dos Trabalhadores, sua história está totalmente ligada a história do PT e de Lula. Internamente sempre articulou-se com setores do PT Lulista. Quando eleito, na montagem dos ministérios, Lula fez questão de que Marina como Ministra do MMA fosse a primeira confirmação pública do Staff que estava sendo formado.

Nessa eleição, pós uma grande votação, Marina teve de olhar novamente para o pequeno e confuso PV, cabia a ela a capacidade de administrar as diferenças internas de forma que o partido não entra-se numa guerra fraticida, bem como nada que atrapalha-se o projeto de futuro dos Marinistas seria bem vindo. A consolidação dos “verdes” liderados por Marina como uma possível 3ª via no Brasil é uma cartada de risco e requer tempo.

Mas quem disse que presidir o Brasil é possível sem risco e tempo?
A tese era dar condições ao PV enquanto “instituição” seguir colhendo os “louros” da grande votação, ainda que na vida concreta a maioria dos votos sejam “marinistas” e não do partido. Nessa complexa conta manter o que é supostamente coletivo (PV e Marina) sem optar por nenhum lado, e ao mesmo tempo liberar militantes para fazerem livremente suas escolhas demonstrou-se a melhor fórmula.

O cálculo articulado por Marina ocorre sem deslizes, os ambientalistas “Marinistas” liderados por Pedro Ivo vão com Dilma, os velhos e poucos verdes são guiados por Gabeira, já o grosso de votos de Marina depende exclusivamente de Dilma e Serra, e como já afirmou Marina, a candidatura Dilma atendeu melhor os pontos programáticos de sua candidatura.

Sem retrocessos, os e as Marinistas votam Dilma, sem muito alarde claro.

Um comentário:

Anselmo Bittencourt disse...

Essa nojenta ficou em cima do muro até agora, e quando já vislumbra vitória do PT/Dilma, vem com essa de apoio ao projeto petista! NÃO.
O País passou por essa baixaria No 2º graças a ela, que foi massa de manobra dessas carniças tucanalhas mafiosas.

Sai fora, muié! E recolha-se a sua insignificância.